Dor na coluna?

A coluna vertebral é sem dúvida uma das partes do corpo mais sobrecarregadas durante o pedal. A posição do ciclista em cima da bicicleta(muitas vezes errada), as irregularidades do terreno e a longa duração do exercício são os principais fatores responsáveis por isso. Um dos problemas que essa sobrecarga pode acabar originando em longo prazo é a hérnia de disco, lesão que no caso dos ciclistas é mais frequente na região lombar, mas também pode acometer a cervical.

O QUE É

A hérnia de disco é caracterizada quando o disco intervertebral – uma espécie de amortecedor, localizado entre os ossos da coluna vertebral(corpos vertebrais) – sai total ou parcialmente de sua posição normal em razão de trauma, desgaste ou degeneração. Quando isso ocorre, o “gel” que existe no interior de cada disco se desloca, comprimindo as estruturas nervosas que estão atrás dele, o que causa dores na região lesionada. O problema é mais incidente na lombar, mas também podendo acometer a cervical.

CAUSA

 O desgaste do disco ocorre independentemente da prática ou não de atividades físicas, mas pode ser acelerado em alguns casos dependendo do exercício. No caso do ciclismo, a postura errada em cima do selim(que deve ser acertada com o auxílio de um profissional bike fit), a escolha de uma bicicleta inadeuqda ou pedalar em terrenos muito acidentados são fatores que contribuem para aumentar o impacto sobre a coluna vertebral, o que poderá causar microtraumas nos discos, levando as lesões e à consequente formação de hérnias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *