Dicas do especialista Toninho Toledo

10 DICAS PARA UM CICLISTA ESPERTO!!
Dica postada em: 19-03-2013

 Proteja sua cabeça. Use capacete

.. Nunca pedale sem usar o capacete. Os capacetes para ciclistas podem reduzir lesões importantes no crânio e no cérebro em cerca de 85%. Escolha um capacete que se ajuste corretamente ao seu tamanho de cabeça.

Veja e seja visto
.. Use roupas que lhe tornem mais visível nas ruas. Sempre que possível use cores fluorescentes ou claras quando pilotar uma bicicleta, principalmente no período noturno.

Evite pedalar à noite
.. Crianças não devem pedalar à noite. É muito mais perigoso pedalar à noite do que durante o dia. A maioria das bicicletas são equipadas para uso à luz do dia e precisam ser adaptadas para uso à noite.

Para pedalar à noite, você deve fazer o seguinte:
.. Utilize refletores especiais que devem ser instalados nas bicicletas e mantidos inclusive para o uso de dia. Se um bagageiro for colocado na bicicleta, verifique que os refletores fiquem à vista.
.. Adicione na frente e na traseira da bicicleta as luzes mais brilhantes que você puder encontrar em lojas especializadas.
.. Utilize tecidos ou materiais refletivos – não apenas brancos ou fluorescentes – especialmente na canela, punhos, costas e no capacete.
.. Pedale apenas em áreas conhecidas para você. Ruas ou avenidas iluminadas são os melhores caminhos.
.. Sempre pense que você não está sendo visto pelo condutores dos veículos.

Permaneça alerta. Sempre procure por obstáculos no seu caminho
.. Fique alerta o tempo todo. Pedale sempre olhando para frente e na direção que você quer ir, desse modo você poderá antecipar obstáculos que possam causar uma queda da bicicleta, tais como galhos, lixo, buracos, rachaduras na pista.
.. Antes de contornar um obstáculo ou qualquer objeto, olhe à frente e para trás de você para verificar o trânsito. Planeje antes de manobrar e sinalize sua intenção de mudar de rota. Se você estiver inseguro ou não tiver a habilidade, pare a bicicleta, desça e contorne a pé.

Siga o fluxo. O caminho correto é à direita dos carros
.. Pedale do lado direito em uma direção reta e previsível. Sempre siga em fila única na mesma direção que outros veículos. Pedalar na contramão do sentido do trânsito coloca você onde os motoristas não esperam que você esteja. Eles podem não lhe ver, podem cruzar o seu caminho, ou fazer uma curva em cima de você.
.. Crianças pequenas, geralmente abaixo de nove anos de idade, não são capazes de identificar muitas situações perigosas no trânsito e ajustar a direção da bicicleta de maneira apropriada e, portanto, não devem ter permissão para pedalar nas ruas sem supervisão de adultos.
.. Crianças que tiverem permissão para pedalar nas ruas sem supervisão devem ter as habilidades necessárias para seguir as regras de conduta do Código de Trânsito Brasileiro. 
.. Verfique sempre o trânsito. Sempre esteja alerta para o trânsito em volta de você, mais de 70% das colisões entre bicicletas e carros ocorrem em retornos, curvas ou interseções de pistas. Antes de entrar na rua ou em uma interseção, verifique o trânsito. Sempre olhe para a esquerda- direita-esquerda antes de colocar sua bicicleta na pista.
.. Se você já estiver no trânsito, sempre olhe para trás e, então, sinalize antes de fazer uma curva para a direita ou para a esquerda.

Aprenda e obedeça as leis de trânsito
.. Bicicletas são consideradas veículos. Ciclistas devem obedecer às mesmas regras que os motoristas de veículos motorizados. Leia o Código de Trânsito e aprenda a seguir todas as regras de conduta de um veículo nas vias públicas.
.. Sempre sinalize seus movimentos. Seja atencioso com os pedestres e outros condutores de veículos.
.. Nunca utilize fones de ouvido enquanto estiver pedalando porque o som pode atrapalhar sua habilidade de escutar o trânsito.

Mantenha sua bicicleta com boa manutenção
.. É sua responsabilidade assegurar que a bicicleta tem perfeita condição de ser utilizada com segurança. A bicicleta deve ter o tamanho apropriado para sua altura e idade. Você terá dificuldades de controlar uma bicicleta muito grande ou muito pequena. Ficando de pé, a barra superior da bicicleta deve ficar pelo menos um palmo de distância do seu quadril. Esse é o tamanho apropriado.
.. Verifique que o assento da bicicleta está ajustado na altura correta. Sente-se sobre o banco com o seu pé sobre o pedal: sua perna deve ficar levemente dobrada. Isso ajudará a evitar o desgaste dos joelhos quando
você pedalar.

Sempre verifique os freios antes de pedalar.. 
Sempre controle sua velocidade usando os freios da bicicleta. Use sempre o freio traseiro antes de usar o freio dianteiro. Mantenha os freios sempre ajustados. Se você não puder parar a bicicleta rapidamente, ajuste os freios.
.. Quando você aciona o comando dos freios, a alavanca não deve encostar no guidom. Se para acionar o freio está sendo necessário muita força, então é hora de levar a bicicleta para uma oficina autorizada para
reparo. As borrachas de freio devem se desgastar igualmente e nunca estarem separadas mais do que meio centímetro do aro das rodas.
.. Pedale devagar em tempo de chuvas e acione os freios antes quando a pista estiver molhada – será necessária maior distância para parar.

Sempre verifique as rodas 
.. As rodas devem estar presas com firmeza. Se sua bicicleta tem uma alavanca para prender as rodas, é sua responsabilidade verificar que a alavanca está firmemente fechada o tempo todo.
Verifique suas rodas todas as vezes que for pedalar, depois de qualquer queda, ou depois de transportar sua bicicleta. Se você não souber o quanto firme as rodas devem estar presas, procure uma oficina autorizada antes de dirigir sua bicicleta.

                                      VIVA BEM PEDALE!

TRANQUE SUA BICICLETA DIREITO!
Dica postada em: 01-10-2012

Tranque sua bicicleta direito!

Não tem nada mais decepcionante para um ciclista do que ter sua bicicleta furtada ou roubada.

prenderam bem, só as rodas...

prenderam bem, só as rodas...

 furto é quando tiram de vc quando não estava perto. roubo é quando arrancam a bicicleta de vc, normalmente mediante uso de arma (mas não necessariamente).

roubos são evitados quando não nos expomos a situações e locais de risco. mas furtos…. são evitados quando cuidamos bem da bicicleta, não a deixamos largada por aí…para isto, há algumas dicas:

Continue lendo: http://asbicicletas.wordpress.com/2012/04/24/tranque-sua-bicicleta-direito/

Acessórios obrigatórios por Lei
Dica postada em: 17-08-2011

Código de Trânsito Brasileiro
- Art 105 - VI - para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.
 
Campainha: indicamos a campainha tipo sino, não elétrica e de acionamento mecânico. A campainha deve ser posicionada no guidão da bicicleta e acionada através do polegar do ciclista.
 
Sinalização
: são de extrema importância para a segurança do ciclista os refletores, portanto devem ter a melhor qualidade possível, tanto o refletor em si quanto seu suporte.
 
Espelho retrovisor: O Brasil é um dos únicos países a tornar seu uso obrigatório. Mas é importante te-los.

Fica a dica, lembrando que o importante é respeitar as leis de trânsito!

Pedale com segurança
Dica postada em: 21-07-2011

- Pedale no lado direito da via. NUNCA pedale na contra-mão. Na estrada, use o acostamento ;

- Cuidado com carros estacionados. Portas podem ser abertas a qualquer momento;

- Seja previsível aos motoristas. Não mude de direção sem deixar clara a sua intenção;

- Se você pedala em grupos noturnos, NUNCA ultrapasse ou fique à esquerda da via;

- Vista roupas adequadas ao clima e, à noite, dê preferência à cores mais clara;

- Na chuva (de qualquer intensidade), reduza a velocidade e redobre a atenção. Todas as superfícies se tornam escorregadias e poças d'agua podem esconder buracos;

- Bicicletas bem cuidadas são muito silenciosas. Cuidado para não surpreender pedestres ao se aproximar deles e causar acidentes.

Bikes usadas: bom negócio ?
Dica postada em: 20-07-2011

Às vezes comprar uma bike usada pode ser um bom negócio. Se a bike estiver em uma loja, pode estar em consignação ou ser da própria loja (se entrou como parte de pagamento por outra magrela, por exemplo), e provavelmente sofreu alguma revisão ou ajuste que a deixou em ordem.

O preço pode compensar, mas a análise detalhada do estado dos componentes (muito importante) e do quadro (muitíssimo importante!) é fundamental nesses casos.

Se possível, deve ser feita por algum amigo ou mecânico de confiança, alguém que entenda bem do assunto e possa dar um parecer sem maiores interesses

Trate bem a sua bike
Dica postada em: 19-07-2011

- Pneus
Pneus carecas furam com mais facilidade e deixam sua "bike" instável. Os ressecados podem se romper. Substitua-os sempre que necessário e calibre-os de acordo com as recomendações do fabricante.

- Rodas
Verifique sempre a centragem dos aros e o estado dos raios. Cubos devem ser lubrificados periodicamente.

- Transmissão
Coroas, catracas, correntes e pedais devem estar sempre lubrificados. Use lubrificantes específicos para este fim.

- Câmbios
Mantenha os câmbios dianteiro e traseiro regulados para maior precisão na troca de marchas e evitar o desgaste prematuro de peças.

- Freios
Tenha sempre os freios bem ajustados e cheque regularmente o estado das sapatas e cabos.

- Direção
Mantenha apertados os parafusos junto à mesa, ao guidão e manetes, bem como verifique se há folga na caixa de direção.

Acessórios para iniciantes
Dica postada em: 18-07-2011

- Use SEMPRE Capacete;

- O uso de Luvas é recomendado porque temos a tendência de nos proteger com as mãos em caso de queda;

- Óculos específicos para ciclistas são bastante úteis porque evitam que qualquer sujeira ou inseto nos incomode;

- Para ver e ser visto melhor à noite, recomendamos o uso de farol e pisca-pisca traseiro. São muito mais eficientes que refletores.